05 JAN 2016
CIDADE
Esclarecimento da prefeitura sobre o artigo "Câmeras de segurança - Quanto Valem?"

Em artigo publicado no Portal Cultura Sul FM na manhã desta terça, 5 de janeiro, o advogado e ex-prefeito deste município, Argos Fayad, questionou o valor investido pela prefeitura para a instalação de câmeras de segurança no centro de São Mateus do Sul. Segundo o ex-prefeito, sem citar fontes, houve um investimento total de quase R$ 2 milhões no trabalho executado pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito no final do ano passado. Apesar da experiência administrativa, contudo, o autor do artigo confunde registro de preço com o valor do investimento já executado pela prefeitura.

A fim de esclarecer a população sobre o investimento da prefeitura neste projeto de extrema importância para a segurança pública em São Mateus do Sul, esclarecemos que este projeto de monitoramento da cidade por meio de câmeras de segurança não se consolida apenas com a instalação dos oito postes, câmeras e do sistema que integra a prefeitura, as polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Estadual e o Corpo de Bombeiros - trabalho realizado no ano passado e que está em fase de implantação.

Esta é apenas a primeira etapa de um projeto que vai levar mais segurança a diversos pontos de grande circulação de pessoas em nosso município. O valor total de R$ 1.919.967,27, referente ao registro de preço - e não ao valor já investido no ano passado, poderá futuramente ser utilizado para aquisição de novas câmeras e instalação em outros locais, como em praças públicas, escolas e prédios públicos.

Até agora, o investimento feito pela prefeitura em equipamentos para este projeto é de menos de R$175 mil em equipamentos, conforme os documentos em anexo e disponível para consulta nos empenhos 8288/2015 (no valor de R$12.605,90) e 8289/2015 (no valor de R$161.794,56) e também no Diário Oficial de 30 de junho de 2015. Consultas frequentes aos diários oficiais ou mesmo às diversas outras fontes de informações oficiais da prefeitura são hábitos simples e rápidos que evitam que informações equivocadas sejam publicadas. Informações corretas são o que devem balizar e fundamentar opiniões, e não impressões ou pontos de vista contrários ao que está sendo criticado, ou pior ainda: dados errôneos, ou fora de contexto.

A prefeitura de São Mateus do Sul preza pela transparência. Incentivamos a participação popular na fiscalização do poder público - garantindo liberdade de atuação dos conselhos e realizando conferências e audiências públicas sobre diversos temas. Todos os contratos, licitações, compras e demais atos do município estão registrados nos diários oficiais e podem ser consultados pessoalmente ou pela internet, no site da prefeitura. Dispomos ainda de uma Ouvidoria Municipal, criada pela atual administração com o intuito - entre outros - de esclarecer dúvidas da população sobre atos da administração municipal; e ainda: estamos nas , com contas oficiais, atualizadas diariamente e que oportunizam também um espaço adicional para busca de informações sobre o município. Nosso intuito é evitar informações equivocadas em relação ao que acontece em São Mateus do Sul e estamos à disposição para demais esclarecimentos sobre o que for necessário.

Benedito Facini

Secretário Municipal de Segurança e Trânsito de São Mateus do Sul