22 FEV 2016
CIDADE
"Governo vai encampar luta pelo xisto agrícola em São Mateus do Sul", garante Sciarra
Foto pequena 0
Foto pequena 1
Foto pequena 2
Foto pequena 3
Foto pequena 4

O prefeito de São Mateus do Sul, Clovis Ledur, e o vice, Clóvis Distéfano, acompanhados do gerente-geral da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), José Alexandrino Machado e do deputado estadual Hussein Bakri, foram recebidos na semana passada pelo Secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Eduardo Sciarra; e pelo presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, para uma conversa sobre o projeto Xisto Agrícola.

Discutido desde 2003 e projeto tem o objetivo de desenvolver o potencial do xisto e seus subprodutos na agropecuária de São Mateus do Sul, com ênfase na produção agroecológica.

A ideia do projeto é investir em pesquisas para a produção de fertilizantes, adubos e defensivos agrícolas a partir de subprodutos do xisto. Para isso, são necessárias licenças ambientais que garantam a sustentabilidade do projeto.

"Como a agricultura familiar é muito intensa na nossa região, através dos subprodutos do xisto, será possível baratear e render muito mais a produção desses agricultores", argumentou Alexandrino. "Isso trará mais lucros e, consequentemente, mais investimentos para a região".

Ao final da reunião, Sciarra e Mossato garantiram o apoio do Governo do Estado ao projeto do xisto agrícola. Sciarra se comprometeu em participar de reuniões técnicas junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para que o projeto seja avaliado.

"Os aspectos comerciais do projeto são muito positivos para o Estado", disse o Secretário da Casa Civil. "O Governo vai encampar luta pelo xisto agrícola em São Mateus do Sul".

Para o deputado Hussein Bakri, que mediou a discussão do município com o Governo do Estado, o projeto só traz benefícios para São Mateus do Sul e região. "O Governo se mostrou novamente muito interessado e comprometido pelas demandas da região que estão chegando para ele. Para que o projeto avance, estamos pedindo agilidade para que as licenças ambientais sejam liberadas o quanto antes e para que o município possa ser beneficiado com o xisto agrícola".

Também participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal de São Mateus do Sul, Enéas Melnisk; os vereadores Omar Picheth Neto e Antônio Wilson Waligurski (Bira); representantes da SIX e de empresas parceiras.

Publicado: 22 de FEVEREIRO de 2016