01 JUN 2016
Semana do Meio Ambiente terá parceria da UTFPR na realização de atividades

Do dia 30 de maio ao dia 5 de junho a Secretaria Municipal de Meio Ambiente com o apoio da Rooster e do Núcleo Nativa Assessoria Ambiental, e o patrocínio da Micro Xisto, Ravato e West Rock, promove a Semana do Meio Ambiente, na qual serão realizadas atividades pela equipe do Plano Diretor de Arborização Urbana, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) durante essa semana nas escolas municipais, estaduais e particulares do município. Também haverá um fórum técnico de planos diretores de arborização urbana, arborização com os escoteiros e passeio das árvores.

Para dar início às atividades da Semana do Meio Ambiente, na segunda, 30, a equipe da UTFPR realizou brincadeiras de educação ambiental, e falou sobre o plano arborização urbana para os alunos do quarto e quintos anos das escolas municipais Pedro Effco e Dr. Paulo Fortes. Ao longo da semana a equipe da UTFPR vai realizar a mesma atividade em outras escolas do município.

O engenheiro florestal, Ciro Duarte de Paula Costa, que acompanha os trabalhos, conta que as crianças são as principais parceiras para a cultura do município. "Trabalhando novos temas com as crianças, elas vão levar esse conhecimento adquirido para dentro de casa, e com isso a família também tem acesso a essas informações". Ciro destaca que é importante envolver as escolas no Plano Diretor de Arborização Urbana, já que as ações de educação ambiental com relação à arborização vão ser freqüentes no município.

Na sexta, 3, será realizado um fórum técnico de planos diretores de arborização urbana no Salão Nobre do Colégio Estadual Duque de Caxias com inicio às 8h. O fórum terá palestras e mesa-redonda com o engenheiro florestal, Claudio Renato Wojcikiewicz, membro do Grupo de Trabalho de Arborização Urbana do Ministério Público do Paraná e com a Dr. Luciana Leal da Companhia Paranaense de Energia (Copel).  O fórum também terá a presença da professora, Flávia Brun da UTFPR, e várias secretarias de meio ambiente do sul do Paraná.

No sábado serão realizadas atividades na rua com o grupo de escoteiros Paul Harris, e no domingo será feito um passeio das árvores com saída do Chimarródromo às 8h passando pelos pontos históricos e culturais do município. Também no domingo será realizado o plantio de um novo carvalho onde existia o carvalho na antiga praça do Carvalho, tombado pelo patrimônio estadual do Paraná.

01/06/2016
Semana do Meio Ambiente terá parceria da UTFPR na realização de atividades