Ir para o conteúdo

São Mateus do Sul - PR
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Twitter
Rede Social Linkedin
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAI
24
24 MAI 2019
CIDADE
Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul inaugura Laboratório de Processamento de Peixe através de patrocínio da Petrobras e Governo Federal
enviar para um amigo
receba notícias

No dia 15 de maio, a Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul inaugurou seu Laboratório de Processamento de Peixe, através do Projeto Plantando Educação e Pescando Agroecologia, uma ação patrocinada pela Petrobras e o Governo Federal.

A cerimônia de inauguração reuniu alunos da instituição, pais, funcionários e professores, além da presença do Prefeito Luiz Adyr que participou da solenidade junto aos Secretários de Educação e Cultura, Jorge Manfroni e Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Sakurai e também dos representantes da Petrobras.

O projeto tem como objetivo a formação do jovem e de suas famílias, em produção orgânica, agroindústria familiar e manejo em piscicultura, ampliando seu atendimento com ações específicas que atendam as famílias que possuem potencial hídrico em suas propriedades e que podem ser otimizados na área de aquicultura. Isso será possível através de formação específica para a cadeia produtiva da piscicultura, com possibilidades de geração de renda e de agregar valor ao produto, com o propósito da melhoria na qualidade de vida das famílias, com inclusão do peixe como alimentação saudável.

O investimento da Petrobras e Governo Federal chegou à R$409 mil na Casa Familiar Rural, com abrangência na construção do laboratório, investimento de cerca de R$100 mil e também na implantação do projeto de frutíferas nativas, na capacitação dos jovens e suas famílias no processamento de alimentos e na horticultura orgânica, demonstrando assim, a efetividade das ações de responsabilidade social, cultural e econômica da Empresa nas cidades onde estão inseridas, comenta Luiz Adyr que lembrou dos vários projeto também patrocinados pela Petrobras em São Mateus do Sul.

A Prefeitura Municipal foi fundamental parceira no início dos trabalhos, como relata a Coordenadora do projeto, Sinara Soares. "A Prefeitura colaborou conosco com a reestruturação e manejo dos 6 tanques que já existem há cerca de 20 anos, nos cedendo pessoal e as maquinas hidráulicas para deixarmos os tanques aptos para o início do projeto com os alevinos, e ainda hoje, contamos com o apoio do poder público municipal com o fornecimento da alimentação para os peixes, de fundamental importância para a continuidade do projeto."

A coordenação do projeto enfoca também a relevante parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(SENAR), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), Instituto Água e Terra (IAT), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), dentre outros.

O laboratório beneficiará, de início, à 15 famílias de jovens que frequentam a Casa Familiar Rural em São Mateus do Sul, mas o projeto terá sua continuidade e trará benefícios para muitas famílias da região com o passar das turmas, ano a ano.

Galerias de Fotos Vinculadas
24/05/2019
Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul inaugura Laboratório de Processamento de Peixe através de patrocínio da Petrobras e Governo Federal
Seta
Versão do Sistema: 3.2.3 - 06/06/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia