12 JUL 2019
CIDADE
Prefeito Luiz Adyr se reúne com voluntárias da ONG 4 Patas para avaliar parceria no projeto de castração de animais

O Prefeito Luiz Adyr recebeu na manhã desta sexta-feira (12), na Prefeitura Municipal, as voluntárias da ONG 4 Patas, a fim de prover a avaliação da parceria efetivada no projeto de castração de cães fêmeas desenvolvido desde janeiro de 2018.

Estiveram presentes, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Sakurai, a Diretora de Meio Ambiente Caroline Mayer, o Vereador Miguel Ângelo Magnani, a presidente da ONG, Zely Carla Samways dos Santos e a Conselheira Fiscal, Lila Vidal, além de demais voluntárias da entidade que está regulamentada e atuando no município desde 2017.

A Prefeitura Municipal firmou Ata de Registro de Preços com estabelecimento especializado na cidade para castração dos animais e consolidou parceria com a ONG 4 Patas para colaborar com a triagem, em janeiro de 2018 e desde então já efetuou 570 castrações em todo o município.

De acordo com Hélio Sakurai, o procedimento de castração foi realizado em até 30 animais mensalmente a um custo de cerca de R$ 393,78 a cada fêmea, incluindo a castração, a anestesia, o pós-operatório, 10 dias de internamento e ainda a colocação de um chip de identificação em cada animal. Ainda segundo Hélio, a ação estima que o município possa tirar das ruas mais de mil cães ao longo dos anos evitando assim uma série de questões de saúde pública.

Segundo Lila, a ação além de fazer a castração, se responsabiliza também pelos cuidados médicos, diferentemente das realizadas em outros municípios que fazem o trabalho e soltam os animais logo após o procedimento cirúrgico.

Em São Mateus do Sul, a ONG 4 Patas ainda se responsabiliza em fazer a triagem e a doação dos cães, totalizando desde então cerca de 800 novos lares e ainda desenvolve palestras nas escolas da Rede Municipal de Ensino, visando a sensibilização dos cuidados com os animais e a adoção responsável.

Luiz Adyr enalteceu a importância da ação e o comprometimento de sua gestão com a causa, e diante o exposto na reunião, que objetivou a avaliação da parceria com a entidade de defesa dos animais, salientou a continuidade dos trabalhos na efetivação do contrato ao longo dos próximos anos.

Acompanhe a entrevista com as voluntárias da ONG 4 Patas:

Áudios Vinculados
Entrevista com as voluntárias da ONG 4 Patas