29 SET 2023
Projeto artístico busca sensibilizar para o transtorno do espectro autista
Na quinta-feira (28) as professoras, Franciane Fernandes Muchinski, Jucilea Stefel, Michele Cristina de Brito e a psicóloga Thâmani Pracz realizaram um projeto artístico em São Mateus do Sul, com o propósito de promover um entendimento mais profundo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O projeto, intitulado "Intervenção Artística, um Olhar Sensível para o Transtorno do Espectro Autista por Meio do Graffiti", resultou na criação da primeira vaga exclusiva para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, que fica em frente ao prédio da prefeitura e tem objetivo de conscientizar e promover conhecimento sobre o TEA. “Essa vaga é de uso semelhante às vagas para idosos, com a utilização de carteirinhas ou cordões que identificam a condição de autista”, explica a professora Michele.

Essa iniciativa aconteceu no âmbito do Instituto Superior de Aprendizagem Multidisciplinar (ISAM) e foi desenvolvida como requisito para a conclusão do Curso de Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista com Ênfase no Desenvolvimento Educacional, na área de Ciências Humanas da FAMEPLAN.

O projeto contou com a participação de alunos do Colégio Estadual Professora Orlanda Distéfani Santos (EFM). O projeto também busca promover um novo entendimento sobre o grafite, muitas vezes associado erroneamente à pichação, destacando que o grafite é uma forma de arte legítima quando realizado dentro dos limites da legalidade.

A equipe destacou que o projeto contou com apoio do executivo através Secretaria de Educação e prefeita Fernanda Sardanha, de Ivanes Tortelli, do vereador Omar Picheth e das alunas do Colégio Estadual Professora Orlanda Distéfani Santos.
Autor: Relações Públicas