10 DEZ 2013
Técnicos da Sanepar prestam esclarecimentos na Câmara de Vereadores

Nesta segunda-feira (09), a última sessão ordinária do ano de 2013 da Câmara Municipal de Vereadores recebeu, atendendo requerimento realizado pelos vereadores Antônio Wilson Waliguski e Luiz Cesar Pabis, os técnicos da Sanepar, Antonio Carlos Gerardi e Bolivar Luis Menoncin Junior, para prestarem esclarecimentos sobre projetos em execução da Empresa e sobre as reclamações que têm recebido da população.

Segundo Bolivar Luiz Menoncin Junior, Gerente da Unidade Regional da SANEPAR,a Companhia de Saneamento do Paraná está vialiblizando melhorias para atender de forma satisfatória a população são-mateuense. Neste sentido, ressaltou que está em execução o projeto de ampliação de 15.000 metros de rede de abastecimento de água para atendimento das Vilas: Buaski, Americana e Bom Jesus, e que brevemente outros bairros, dentre estes a Vila Amaral, também serão beneficiados.

Os bairros citados recebarão investimentos. "Nosso compromisso é minimizar a falta de água. O prefeito Clovis Ledur tem feito combranças insicivas para que a Sanepar ofereça serviços e infraestrutura de excelência à população. A curto e médio prazo a Sanepar continuará trabalhando para amenizar os problemas com o abastecimento de água e com  saneamento básico para a população, mas a solução definitiva para os problemas somente será resolvida a longo prazo", afirmou Bolivar.

Questionado sobre o abastecimento de água na área rural do município, Antonio Carlos Gerardi da Gerência Geral Sudeste esclareceu que existe planejamento para viabilizar o serviço, destacando porém, que o abastecimento na área rural é um problema que não somente afeta a comunidade são-mateunse, esse problema é a nível de Estado, por isso é necessário um esforço político para que os projetos possam beneficiar a população rural e assim, oferecer qualidade de vida a todos. O governo federal dispõe de inúmeros recursos para o abastecimento de água na área rural e urbana, por esse motivo, as forças políticas são importantes para buscar soluções aos diversos problemas que afetam a população quando se trata de água e de saneamento básico, disse.

Atualmente são atendidos 28.497 habitantes com 8.368 ligações de água potável, compreendendo uma extenção de 164.761 metros de rede de abastecimento, com capacidade de produção 6.120m³ dia. Já com relação ao esgoto, a Sanepar atende 10.988 habitantes, com 3.216 ligações, compreendendo uma extensão de 83.692 metros, com capacidade de tratamento de  50 l/s.