20 JUN 2023
CULTURA E TURISMO
Lei Paulo Gustavo foi tema da 2ª Conferência de Cultura

No dia 15 de junho, o Departamento de Cultura da prefeitura de São Mateus do Sul realizou a 2ª Conferência Municipal de Cultura. O evento contou com a presença de diversos promotores culturais e foi apresentado pela diretora de cultura, Mônica Zampier.

Durante a conferência, foram abordados três temas principais. Inicialmente, foi realizada uma explanação sobre a Lei Paulo Gustavo, que engloba a Lei Complementar 195/22 e o Decreto Federal Nº11.525/2023. Em seguida, ocorreu a apresentação e discussão da proposta do plano de trabalho, que apresentou a forma de aplicação dos recursos disponíveis pela Lei Paulo Gustavo. O objetivo foi construir o plano de forma colaborativa, envolvendo os agentes culturais do município. Por fim, realizou-se a eleição para a atualização dos membros do Conselho Municipal de Cultura.

A 2ª Conferência de Cultura foi um importante momento de diálogo e articulação entre os diversos segmentos culturais de São Mateus do Sul. Além disso, foi divulgado que o valor disponível para investimento em projetos culturais, por meio da Lei Paulo Gustavo, é de R$ 437.395,81, distribuídos entre produções audiovisuais e outras áreas culturais.

Fomento Cultural

O Departamento de Cultura de São Mateus do Sul está com inscrições abertas para o Cadastro para Comunidade Cultural. Essa medida visa o desenvolvimento de políticas públicas na área da cultura e o acesso a recursos federais das leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo. É necessário que artistas e entidades locais estejam cadastrados. Além disso, é importante aderir aos Sistemas de Informações Culturais do Estado do Paraná. Inscrições devem ser realizadas no site da prefeitura até o dia 31 de agosto. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (42) 3532 4163 ou e-mail cultura@saomateusdosul.pr.gov.br.

Conselho de Cultura

Também foi tema da conferência a atualização dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura. O quadro foi atualizado e publicado em Diário Oficial conforme a tabela abaixo:

Poder Executivo:

Eleitos da Sociedade Civil:

Presidência:

Secretaria: