No dia 15 de junho, o Departamento de Cultura da prefeitura de São Mateus do Sul realizou a 2ª Conferência Municipal de Cultura. O evento contou com a presença de diversos promotores culturais e foi apresentado pela diretora de cultura, Mônica Zampier.
Durante a conferência, foram abordados três temas principais. Inicialmente, foi realizada uma explanação sobre a Lei Paulo Gustavo, que engloba a Lei Complementar 195/22 e o Decreto Federal Nº11.525/2023. Em seguida, ocorreu a apresentação e discussão da proposta do plano de trabalho, que apresentou a forma de aplicação dos recursos disponíveis pela Lei Paulo Gustavo. O objetivo foi construir o plano de forma colaborativa, envolvendo os agentes culturais do município. Por fim, realizou-se a eleição para a atualização dos membros do Conselho Municipal de Cultura.
A 2ª Conferência de Cultura foi um importante momento de diálogo e articulação entre os diversos segmentos culturais de São Mateus do Sul. Além disso, foi divulgado que o valor disponível para investimento em projetos culturais, por meio da Lei Paulo Gustavo, é de R$ 437.395,81, distribuídos entre produções audiovisuais e outras áreas culturais.
O Departamento de Cultura de São Mateus do Sul está com inscrições abertas para o Cadastro para Comunidade Cultural. Essa medida visa o desenvolvimento de políticas públicas na área da cultura e o acesso a recursos federais das leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo. É necessário que artistas e entidades locais estejam cadastrados. Além disso, é importante aderir aos Sistemas de Informações Culturais do Estado do Paraná. Inscrições devem ser realizadas no site da prefeitura até o dia 31 de agosto. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (42) 3532 4163 ou e-mail cultura@saomateusdosul.pr.gov.br.
Também foi tema da conferência a atualização dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura. O quadro foi atualizado e publicado em Diário Oficial conforme a tabela abaixo:
Poder Executivo: |
Eleitos da Sociedade Civil: |
Presidência: |
Secretaria: |
Tesouraria: |
Secretaria Municipal de Educação Titular: Márcio Rodrigo Oliveira Filho Suplente: Débora Oliveira Secretaria Municipal de Assistência Social Titular : Antonio Marcos Buginski Pinto Suplente: Milena Nadolny Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo Titular: Darlan JR. Baluta Suplente: Tamara R. de O. Nadolny Secretaria Municipal de Planejamento Titular: Andrey Chaves Wactavski Suplente: Joice Fátima Ferreira Secretaria Municipal de Governo Titular: Kaue Wisniewki Koppe Suplente: Igor Raphael Rain Gavioli |
Titular: Lucio Ponchek Suplente: Ozilda Drabeski Titular: Anselmo Julkowski Barbosa Suplente: Thais Alves Vaçosnik Titular: Jairo Walter de Paula Suplente: Nicolas Rodrigues Pereira Titular: Jairo Vieira Furtado Suplente: Indianara Pinto Nizer Titular: Marlon Sampaio Suplente: Katia Vanely Araujo |
Presidente: Antonio Marcos Buginski Pinto Suplente: Nicolas Rodrigues Pereira |
Secretário Geral: Darllan JR. Baluta Suplente: Tamara R. de O. Nadolny |
Tesoureiro: Anselmo Julkowski Barbosa Suplente: Jairo Walter de Paula |