20 SET 2022
EDUCAÇÃO E CULTURA
Inicia hoje a 16ª Primavera dos Museus
O evento tem como tema: "Que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nestes 200 anos"
A Casa da Memória Padre Bauer estará participando do Pop Up Museus Brasil, evento online organizado pela UNESPAR, divulgando fotos na exposição presencial que iniciará na terça(20) e encerrará na sexta-feira (23), das 10h às 15h, ao mesmo tempo do evento online. A mediação com explanação teórica será feita pela Professora Hilda Jocele Digner Dalcomuni sobre as profissões do passado.
O evento online acontecerá entre os dias 20 e 27 de setembro, às 19h, o Pop Up Museus Brasil, que está vinculado à 15ª Primavera dos Museus, por meio do Programa de Extensão “Histórias, Patrimônios, Artes e Públicos”.

O professor do Colegiado de História da Unespar, campus União da Vitória, e docente dos Mestrados em História Pública e em Ensino de História, Michel Kobelinski, destaca que o Pop Up Museus Brasil tem como objetivo estimular o público a refletir as perdas sofridas durante a pandemia, o sentido da existência, a negação da ciência e imaginar um futuro melhor, projetando recomeços através da criatividade e da expressão artística em espaços públicos.

O Pop Up Museus Brasil é promovido pela Unespar, campi de União da Vitória e Campo Mourão, Colegiados de História e Programas de Mestrado em História Pública e Ensino de História (ProfHistória), em conjunto com o Museu Etnográfico da Imigração Polonesa (Cruz Machado-PR); Casa da Memória Padre Bauer (São Mateus do Sul-PR); Museu Deolindo Mendes Pereira (Campo Mourão-PR); Secretaria de Cultura de Campo Mourão-PR; Museu da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e Secretaria de Cultura de União da Vitória-PR.
A transmissão do evento se dará através do canal no YouTube História Pública. Todas as informações do evento, como prazos e inscrição, estão no site do evento.
*16ª Primavera dos Museus de 19 a 25 de setembro com o Tema

Que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nestes 200 anos?*
Pensando nesse questionamento, “Independências e museus: outros 200, outras histórias” foi o tema escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a temporada de eventos socioculturais, a serem realizados durante a 16ª edição da Primavera dos Museus.

Neste contexto, citamos o relevante papel de mulheres, africanas/os e afrodescendentes, povos originários, sertanejos, ribeirinhos de norte a sul do Brasil, nas lutas pela independência oficial do Brasil, como, ainda hoje, pela escuta, pela busca de respeito, reconhecimento e integração de suas culturas ao contexto nacional. Buscar conexões entre espaços, temporalidades, histórias e experiências é um caminho para resgatarmos os inúmeros processos de independências no país.
Devemos aproveitar este momento do Bicentenário da Independência para renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.
Que sejam dadas as oportunidades de escuta e contação de tantas outras histórias.