16 DEZ 2021
EM BUSCA DE RECURSOS
Secretária de Educação viaja a Brasília em busca de parcerias e investimentos para São Mateus do Sul
Nos dias 08 e 09 de dezembro, a Secretária Municipal de Educação de São Mateus do Sul, Liliane Santa Ana, a Diretora de Departamento de Cultura, Mônica Zampier e o Presidente da Câmara de Vereadores, Omar Picheth, estiveram em Brasília para cumprir agenda de reuniões com deputados e lideranças. Muitas foram as conversas e demandas apresentadas:
Museu do Mathe (Deputado Luiz Nisshimori): Apresentação do projeto de restauração do antigo fórum do município para implantação do Museu do Mathe. Nas tratativas o deputado firmou compromisso de conversa e agenda com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) ao qual tem trabalhos já desenvolvidos e apreciou o projeto mostrando possível o investimento para tal demanda.
Material Esportivo (Deputado Luciano Dutti): Apresentado propostas de aquisição de material esportivo cadastrado no Plano de Ações Articuladas - PAR. Os representantes foram atendidos pela assessoria do Deputado que já tem parceria com o município por meio do vereador Omar Picheth e sinalizaram positivamente ao pedido.

Material de informática (Deputado Gustavo Fruet): A conversa foi de grande importância, Fruet tem uma relação histórica com São Mateus do Sul, a Diretora Mônica expôs o projeto do Museu do Mathe o que entusiasmou o parlamento e uma visita ao município para o ano de 2022 ficou combinada. Nesta reunião a Secretária Liliane solicitou via ofício recursos para materiais de informática já cadastrados no PAR, com grande possibilidade de atendimento.
Projetos no FNDE (Deputado Toninho): A reunião com o Deputado foi de agradecimentos pelas emendas já destinadas à Educação de São Mateus do Sul que entre o final de 2020 e 2021 já chegam a quase 3 milhões. A assessoria fez ponte com o FNDE que auxiliou na resolução de alguns problemas técnicos no sistema e que foram resolvidos de imediato. Deputado Toninho ainda fez questão de acompanhar as são-mateuenses em uma visita à Câmara dos Deputados e Senado.
Nossa Gratidão por receber a comitiva são-mateuense com tanta atenção.

Cadastro no PAR (Deputado Diego Garcia): Garcia sugeriu na visita da prefeita Fernanda no mês de outubro que a Secretária Liliane estivesse em Brasília para que pudesse apresentá-la ao Secretário de Alfabetização do MEC.
A ponte entre o Deputado e a Secretaria do MEC foi realizada e a reunião agendada para o dia 9 de dezembro. Além desta demanda a Secretária solicitou via ofício recursos para cadastros do PAR – mobiliários, eletros e brinquedos, com boas possibilidades de atendimento.

Reunião MEC: Na manhã do dia 09 de dezembro, em uma reunião de mais de 2 horas, o Secretário de Alfabetização do MEC recebeu os representantes e fez uma explanação importante sobre dois programas do governo federal, “Conta pra mim” para a educação infantil e “Tempo de Aprender” para o Ensino Fundamental. “O Tempo de Aprender” já tem adesão, porém pude tomar conhecimento de muitos aspectos técnicos dele, de onde ele nasceu, foi muito produtivo e já temos um planejamento para intensificar as ações para 2022. O programa “Conta pra mim” nos encantou, implementamos também no início do próximo ano”, explicou a Secretária Liliane.
Versão do Sistema: 3.1.9 - 17/01/2022