Ir para o conteúdo

São Mateus do Sul - PR
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Rede Social Linkedin
Rede Social Twitter
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
FEV
16
16 FEV 2021
PARTICIPAÇÃO POPULAR
Café com a Prefeita recebe professor de capoeira e alunos
enviar para um amigo
receba notícias

O Café com a Prefeita da semana passada, sexta-feira (12), recebeu o professor contramestre de Capoeira do Grupo Muzenza, Jairo Vieira Furtado, e seus alunos, Jenifer Padilha Owsiany, 18 anos, Jaqueline Marcondes B. dos Santos, 21 e Adrian Mateus Furtado da Cruz, 19. A Secretária e o Diretor de Esportes, Aline Silveira e Jackson Soares, também participaram do encontro.

Há mais de 20 anos a Capoeira faz parte da vida do professor Jairo. Formado em Educação Física, teve o primeiro contato com a Capoeira com 12 anos no Colégio São Mateus, depois disso não parou mais de se dedicar a essa arte.

A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música.

Aos 15 anos, por causa da capoeira, Jairo recebeu uma bolsa de estudos no Colégio Integral. Hoje é pós-graduado e desenvolveu seu artigo final do curso sobre a “Capoeira como ferramenta Pedagógica”. Jairo explica que a modalidade quando implementada na Educação Infantil, já nos CEMEIs, traz melhorias nas condições psicomotoras, melhora os reflexos, ajuda no equilíbrio emocional, melhora o sono e provoca bem estar. Jairo esclarece que 35 minutos de atividade, uma vez por semana, é o suficiente para trazer esses benefícios as crianças.

Ele também é o autor do livro “Brincando e Aprendendo Capoeira com Cantigas”, obra pedagógica desenvolvido para professores de capoeira e profissionais que atuam na área da educação.

O grupo de Capoeira Muzenza incentivou muitos jovens de São Mateus do Sul a ingressarem no esporte, como é o caso da acadêmica de Educação Física, Jenifer Padilha, conhecida como “Elastiquinho”. Ela é Bi-Campeã Sul Brasileira de Capoeira e ano passado se tornou Campeã Mundial na Categoria 17-18 anos. “Comecei na Capoeira por causa do projeto Zuca na Vila Bom Jesus. O primeiro dia fui só para olhar, mas logo percebi que queria fazer parte do grupo”, diz Jenifer.

O projeto Zuca foi desenvolvido pelo professor Jairo durante seis anos no Colégio Estadual Zuleide Samwaus Portes, na Vila Bom Jesus. Durante esse período atendeu muitos alunos que encontraram na Capoeira motivos para sonhar. “Dei aula para jovens carentes de tudo. Percebi que no Zuca eles encontraram esperança e motivação para seguir”, fala o professor.

A prefeita elogiou a dedicação dos alunos e do professor, falando da importância de trabalhar com projetos com crianças e adolescentes. Ela explicou que o convite para o encontro foi justamente o de valorizar educadores que têm feito a diferença na vida de muitos jovens.

Jairo disse ficar feliz com o reconhecimento e que pretende continuar levando os ensinamentos da Capoeira para adolescentes de vilas e escolas. “Foi através do Café com a Prefeita que pude contar um pouco da minha história e do meu trabalho com capoeira. Parabéns pela iniciativa, esse projeto é muito importante para nosso município, nos oferece a oportunidade de expor nossos trabalhos e ideias”, comenta ele.



Fonte: Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul
Autor: Equipe de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul
Local: Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul
Seta
Versão do Sistema: 3.2.6 - 05/09/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia