21 JAN 2021
SÃO MATEUS DO SUL INICIA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
O dia dezenove de janeiro de dois mil e vinte um já está marcado na história de São Mateus do sul como a data que em que o município iniciou a vacinação contra Covid-19.1

Texto/Fotos por Assessoria de Comun. Prefeitura/SMS

São 371 doses da Vacina CoronaVac - Covid-19 do Laboratório Sinovac/Butantan enviadas pela 6a Regional de Saúde para o município. As vacinas chegaram em São Mateus do Sul na noite de terça-feira (19), por volta das 20h45, e foram encaminhadas para a Unidade Sentinela ao lado do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes.

Ao total foram dez profissionais de saúde vacinados (as) na noite de terça, que fazem parte da equipe que atua na linha de frente no combate ao Coronavírus. Neste primeiro momento serão realizadas as vacinações contra a doença Covid-19 para o grupo prioritário de trabalhadores da saúde, como, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Depois serão atendidos os idosos e trabalhadores de ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), como, casas de repouso, asilos, abrigos, entre outros.

Segundo a Secretária de Saúde, Marly Perrelli, é necessário que a população tenha paciência, nesse primeiro momento são vacinados os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente, depois seguirá as fases da vacinação, que atenderá os idosos, idosos acamados, pessoas com mobilidade reduzida. “Tenham calma. A vacina vai chegar para todo mundo”, esclarece Marly.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Vanessa Santos A. Hancz, explica que ontem, quarta-feira (20) já foram vacinadas as vacinadoras, a equipe do SAMU, os trabalhadores da Unidade Sentinela e do Pronto Atendimento. Hoje, quinta-feira (21), será iniciada a vacinação no Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes e na sexta-feira (22) iniciará a vacina com os funcionários e idosos das ILPIs.

“Com esses grupos prioritários fechamos o quantitativo de doses que foram liberadas nessa fase. Agora vamos aguardar o próximo lote de vacinas e liberação para profissionais de saúde dos laboratórios e clinicas privadas. Na sequência começam os idosos. Mas não temos data prevista, depende ainda da Secretaria de Saúde”, ressalta Vanessa.

AS PRIMEIRAS VACINADAS

Juliana Cardoso e Carine de Lima, enfermeiras em São Mateus do Sul, foram escolhidas para serem as primeiras a receber a vacina na noite de terça-feira. As profissionais de saúde disseram ser uma grande emoção participar desse momento da vacinação.

CAPACITAÇÃO PARA VACINAR

Na manhã de quarta-feira (20) várias profissionais de saúde de São Mateus do Sul participaram no período da manhã de um curso de Capacitação e Operacionalização da Vacinação Contra Covid 19. No curso foram abordados assuntos sobre os cuidados na aplicação e nos eventos adversos pós vacinação  contra Covid-19.

PARA NÃO CONFUNDIR MAIS

O nome do vírus: Várias pessoas pensam que o correto seria “o Covid-19”, porque argumentam que esse seria o nome do vírus. Isso, contudo, não é verdade. O vírus se chama Sars-CoV-2, e a doença que ele causa é denominada Covid-19. Em resumo: covid-19 é a doença, Sar-CoV-2 é o vírus e coronavírus é a família de vírus a que ele pertence.

Fonte: Secretaria de Saúde
Autor: Kaue Koppe / Priscila Ernst