26 MAI 2020
Petrobras/SIX renova convênio para fornecimento de Calxisto ao município de São Mateus do Sul

A Unidade da Petrobras SIX em São Mateus do Sul renovou o convênio junto a Prefeitura Municipal para o fornecimento de Marga Dolomítica, o popular Calxisto, destinado exclusivamente para melhorias no pavimento de estradas rurais. O convênio que já existe por mais de uma década e fora renovado para mais dois anos.

O atendimento desta necessidade do município figura, já historicamente, dentre as ações da Petrobras que contribuem para o desenvolvimento local e regional. No caso do convênio relativo ao Calxisto, o material doado sem custos é destinado a uma ampla malha de estradas rurais que cobre o interior de São Mateus do Sul, município cuja área total de 1. 342,6 km² destaca-se no Paraná.

A estimativa de volume de calcário de xisto retirado da SIX pela empresa contratada pela Secretaria de Obras é de cerca de 259 mil m3 por ano. Apenas em abril, foram mais de 17,5 mil m3. Esse montante equivale a 1.700 caminhões de transporte do material. O calcário de xisto não tem valor econômico para SIX e a sua extração faz parte do processo de mineração.

O que é o Calxisto

Na lavra de xisto, o Calxisto compõe a chamada camada intermediária, situada entre as camadas de minério: xisto superior e xisto inferior. É formada por intercalações de marga dolomítica e folhelhos. Este material é extraído na SIX pela escavadeira dragline Marion, permitindo assim a lavra da camada de xisto inferior. Pela sua resistência mecânica maior, o Calxisto é doado à prefeitura via convênio com a Petrobras para correção das estradas rurais do município.

Fotos: Alexandre Müller