19 JUL 2016
Cerimônia marca a largada para a 29ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná

Os sete graus da noite de São Mateus do Sul em nada lembraram o clima quente e praiano da cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro, mas espírito olímpico e clima de confraternização pelo esporte foi o que não faltou na Cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude do Paraná nesta segunda, 18, no Ginásio do Polacão.

Sede da fase regional dos Jogos pela segunda vez em três anos, a pequena cidade de 41 mil habitantes recebe, de 18 a 24 de julho, representantes de 20 municípios - além, é claro, dos donos da casa -, totalizando 943 participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes das cinco modalidades em disputa - futebol, futsal, handebol, basquete e vôlei. A fase regional classifica os melhores colocados para a disputa da fase final em novembro, na cidade de Apucarana.

O Governador Beto Richa ressalta a importância dos Jogos da Juventude do Paraná, especialmente em ano de Jogos Olímpicos no Brasil: “Os Jogos Olímpicos, pela primeira vez no Brasil, são mais uma fonte de inspiração e de oportunidade para demonstrar que o esporte faz parte das prioridades do governo do Paraná desde que assumimos. Durante sua realização, no Rio, acontecerá em nosso estado a fase regional dos 29ºs Jogos da Juventude do Paraná. É mais um evento que reflete o espírito conferido ao esporte no Paraná. O espírito olímpico”, declara.

Durante a Cerimônia, a parceria do Governo do Estado com as prefeituras e secretarias municipais é ressaltada pelo Secretário do Esporte e Turismo de São Mateus do Sul, Artur Roscoche dos Santos: “Nos últimos anos, São Mateus do Sul fez uma revolução no esporte paranaense. Estamos promovendo o lazer a muita gente, e com isso nota-se que estamos tendo uma ótima receptividade de toda a população da região. A parceria entre o Governo do Estado com a Secretaria de Esporte do Estado e a Secretaria do Esporte e Turismo de São Mateus do Sul está em alta, prova disso é que a nossa cidade, junto com Apucarana, é o município que mais recebeu jogos no Paraná nos últimos anos”.

Além do ambiente esportivo, Roscoche destaca os demais benefícios trazidos por um evento como esse: “Já tivemos muito sucesso com os Jogos Abertos em 2014 e 2015 e com os Jogos da Juventude de 2014, o aquecimento da nossa economia é fantástico, vários bares, restaurantes e hotéis se beneficiam muito com isso, além de trazermos lazer para a população que comparece para assistir aos jogos.” Ele ainda mira outras competições e modalidades em possíveis futuros eventos: “Temos projetos para incluir esportes individuais, como xadrez, ciclismo, skate e atletismo na rota de São Mateus do Sul em eventos futuros. Com esses eventos esportivos, São Mateus só tem a ganhar”, finaliza.

Após a fala do Secretário e da abertura oficial dos jogos pelo Prefeito, o atleta de voleibol Wellington Kilarowski Oliveira, campeão várias vezes em diversas competições no Paraná, entrou no ginásio empunhando o fogo simbólico e acendeu a pira olímpica. O jovem destaque sãomateuense declarou estar muito orgulhoso em participar da Cerimônia: “Eu me senti muito importante em carregar a tocha, foi minha primeira vez e fiquei muito feliz em ter representado o município de São Mateus, minha família fica muito orgulhosa em me ver ali”, completa. Para ele, o time de vôlei da cidade anfitriã tem condições de buscar o título e a classificação para as fases finais, no fim do ano: “Temos um time competitivo, podemos acreditar em ser campeões, e o mais importante é que queremos isso”, declara animado.

Logo após o acendimento da pira olímpica, a atleta de handebol Jéssica Padilha Ferreira fez o juramento do atleta, e a Cerimônia foi encerrada com apresentações de dança.

As partidas terão início nesta terça-feira e acontecem até o próximo domingo em diversas praças esportivas da cidade.

Os Jogos da Juventude do Paraná são uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná e Secretaria de Estado, do Esporte e do Turismo, em parceria com os municípios-sede.

Com fotos e informações da Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná

19/07/2016