26/03/2015
Porteira Adentro: Mais da metade dos inscritos já receberam visita técnica

Com 45 inscritos só na região do Faxinal dos Elias, o Programa Porteira Adentro, da Secretaria Municipal de Agricultura, segue em ritmo acelerado. Em menos de duas semanas, quase 70% dos agricultores inscritos já receberam a equipe técnica em suas propriedades para avaliação e planejamento das atividades que serão executadas pelo programa.

Segundo a Secretaria, a abertura de valas e o cascalhamento das estradas que dão acesso às propriedades estão entre os serviços mais solicitados pelos agricultores até agora. "Estamos com duas equipes de técnicos a campo, realizando as visitas diariamente", explica o Secretário Municipal de Agricultura, Antônio Gilberto Volochem. "A expectativa é que na primeira quinzena de abril, as máquinas já estejam realizando os trabalhos na região do Faxinal dos Elias".

Com cinco alqueires de terra, onde planta fumo, soja, feijão e milho, Rogério Cechinatto é um dos agricultores que decidiu participar do programa. Ele perdeu uma grande área de plantação em função do período de chuvas do início do ano. Com o Porteira Adentro, ele pretende construir valas para escoamento da água.  Para ele, o Porteira Adentro oferece uma grande oportunidade para que o agricultor familiar possa melhorar sua produção e a estrutura de suas propriedades. "A expectativa é boa. Dez horas de serviço de uma retroescavadeira particular vai mais de mil reais. Com o programa, eu vou pagar trezentos. Então, é uma oportunidade de fazer alguma coisa".

As visitas técnicas nas propriedades da região do Faxinal dos Elias devem encerrar na próxima quarta. A previsão de início dos trabalhos é de duas semanas depois da visita técnica. A próxima reunião para inscrições no programa Porteira Adentro acontece na Água Branca,em data ainda a ser definida pela Secretaria de Agricultura.

Ouça o depoimento do agricultor Rogério Cechinatto, do Faxinal dos Elias, que aderiu ao programa Porteira Adentro: Clique aqui para ouvir.

O Secretário Municipal de Agricultura, Antônio Gilberto Volochem, fala sobre o programa: Ouça.

Leia mais notícias sobre ações da Secretaria Municipal de Agricultura