27/03/2015
Prefeitura aplica anticoncepcionais em cães na Vila Bom Jesus

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Associação de Proteção dos Animais Vale do Iguaçu, realizou hoje na Vila Bom Jesus um mutirão de aplicação de anticoncepcionais para controle de natalidade em cães. 26 animais foram atendidos e 24 cadelas receberam as doses no Ginásio da Bom Jesus. Agentes de endemia da vigilância sanitária também participaram do mutirão, orientando a população sobre como prevenir a dengue. O veterinário Miguel Ângelo Magnani Júnior e as veterinárias Raquel Langaro e Cristiane Maria Rodrigues de Souza acompanharam as aplicações.

Morador da Vila Bom Jesus, Benedito Bescher levou Laika, de seis anos, para receber a dose. "É um serviço muito bom, senão arrisca ter muito cachorro na rua. Fica fora de controle", opina.

A Prefeitura Municipal liberou no ano passado R$8,4 mil para a aquisição de 3 mil doses de anti-concepcionais para prevenção do aumento da população canina de rua.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que o projeto da construção de um Centro de Zoonoses em São Mateus do Sul está avançado. O projeto passa nesse momento pela avaliação do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Com o parecer do Conselho, a Prefeitura deve abrir nos próximos dias um processo licitatório para a construção do Centro.

A veterinária Raquel Langaro, que acompanhou o mutirão de vacinação da Vila Bom Jesus, garante que a construção do Centro deve dar ainda mais garantia ao trabalho de controle populacional de cães, gatos e outros animais em São Mateus do Sul.

"O Centro de Controle Populacional de Cães e Gatos [Centro de Zoonoses] será o ponto alto do nosso trabalho. Com ele, a ideia é realizar castrações cirúrgicas e iniciar um trabalho de guarda responsável, para evitar que esses animais estejam nas ruas e coloquem em risco as pessoas que estão circulando".

Ouça o depoimento do morador da Vila Bom Jesus, Benedito Bescher: Clique aqui.

A veterinária Raquel Langaro explicou que, com a construção do Centro de Zoonoses, o controle populacional de cães em São Mateus do Sul será maior. Ouça.

Leia mais notícias sobre ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente