06 ABR 2015
Município moderniza cadastro de vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na última semana oito dos equipados com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), liberados pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná.

Os computadores estão sendo instalados nas unidades de saúde da Vila Americana, Fluviópolis, Rosas, Bom Jesus, Palmeirinha, Cambará, Lajeado e também no Centro de Saúde. Uma equipe técnica da 6ª Regional de Saúde do Paraná esteve em São Mateus na semana passada fazendo a avaliação dos dados sobre vacinas no Município, além da transição desses dados do sistema antigo para o novo.

Segundo a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município, Rosângela Mendes Paul, os novos computadores garantem maior qualidade no controle de vacinação da população. "Antigamente, nós tínhamos esses dados apenas escritos, manualmente. Agora, em caso de extravio, podemos localizar automaticamente todo o histórico de vacinas das pessoas", conta.

O SIPNI agrega todos os dados de vacinas e imunização dos pacientes das unidades de saúde. Em São Mateus, mais de 8 mil crianças já estavam cadastradas nos computadores da Secretaria. Com mais computadores equipados com o sistema de informação, a Prefeitura consegue ter uma forma a mais de controlar e avaliar a distribuição e aplicação das vacinas em suas unidades.

O cadastro de vacinas era feito de maneira manual