12 JUN 2015
SAÚDE
Pré-conferência de Saúde discute melhorias para o atendimento em Porto Ribeiro e região

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na sexta, 12, a primeira de dez pré-conferências de saúde que serão realizadas em diferentes regiões do Município com o objetivo de preparar as discussões e encaminhamentos para a Conferência Municipal de Saúde, que acontece em julho.

A primeira pré-conferência aconteceu na comunidade de Porto Ribeiro, a cerca de 25 km do centro da cidade. Também participaram da pré-conferência representantes das comunidades do Lajeado e Divisa. A reunião aconteceu no Salão da Igreja de Porto Ribeiro e trouxe as primeiras contribuições da população para a elaboração das diretrizes e definição de prioridades para a Conferência Municipal de Saúde.

A comunidade e representantes das equipes de saúde expuseram a situação dos atendimentos na região e deram sugestões de como esses atendimentos poderiam melhorar. Temas como tratamento de dependentes químicos, atendimentos odontológicos e consolidação das Estratégias Saúde da Família (ESF) na região foram debatidos entre os presentes.

A Secretária Municipal de Saúde, Fernanda Sardanha, explicou a importância da participação de todos nas pré-conferências. “É dessa forma, democraticamente, com a participação de todos, que vamos melhorar juntos a saúde no nosso Município”, enfatizou.

A 10ª Conferência Municipal de Saúde acontece no dia 11 de julho, no Centro da Juventude. Qualquer pessoa pode participar da Conferência, nas seguintes categorias: A) delegados e suplentes, egressos das pré-conferências rurais e urbanas; B) delegados natos (membros titulares das entidades titulares do Comsas), desde que tenham participado de uma das pré-conferências; C) suplentes dos delegados natos; D) convidados e observadores.

PRÓXIMAS PRÉ-CONFERÊNCIAS

As próximas pré-conferências de saúde acontecem no sábado, 13, em três localidades: às 13, no Salão da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, na Vila Amaral; às 13h30, no Centro do Idoso da Vila Bom Jesus; e às 15h, no Salão Comunitário da Vila Americana.

"As pré-conferências são um espaço de preparação para a Conferência Municipal", explica a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sílvia Botezini. "É importante que a população participe das pré-conferências para que saibam de fato a situação da saúde no nosso município e de como podemos melhorá-la".

12/06/2015