Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

São Mateus do Sul - PR
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Twitter
Notícias
Principal   Notícias
 

03/07/2015
Prefeitura e UTFPR firmam convênio para arborização urbana em São Mateus do Sul

A Prefeitura firmou um termo de cooperação técnica com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para a consolidação do Plano Diretor de Arborização Urbana de São Mateus do Sul. A assinatura do termo aconteceu na quarta, 1, durante a palestra que encerrou oficialmente a Semana Municipal de Meio Ambiente, promovido pela Prefeitura em junho e que precisou ter seu encerramento adiado para esta data.

O acordo atende a exigências do Ministério Público sobre a elaboração de planos municipais de arborização urbana e prevê uma série de estudos técnicos sobre o tema em São Mateus do Sul. O primeiro passo, segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Ewerling, é a realização de um diagnóstico acerca da atual situação das árvores no perímetro urbano de São Mateus do Sul. "Serão identificados o número e o tipo de espécies presentes nas ruas do Município. A população será ouvida por meio entrevistas e, a partir daí, será feito um estudo técnico para definição de um padrão de arborização adequado para o Município", explica.

A Prefeitura vai investir R$600 mil, de recursos livres, para a consolidação do Plano em São Mateus do Sul. Esse valor será aplicado diretamente na aquisição de materiais e manutenção das equipes que vão, pelos próximos 24 meses, elaborar os estudos técnicos para a consolidação do plano.

CALÇADAS MELHORES E RISCO DE ENCHENTES REDUZIDO

Os estudos abrangem tópicos como a identificação de árvores que apresentam risco de queda, por exemplo, além de criação de mapas úteis ao planejamento urbano e de suporte técnico às próximas gestões.

O Plano também ajuda na redução do risco de enchentes em São Mateus do Sul, como explica o engenheiro florestal Eleandro Brun, professor da UTFPR.  "A arborização urbana bem planejada ajuda em vários sentidos, principalmente favorecendo a retenção de águas nas copas das árvores, evitando o alagamento das áreas mais baixas, permitindo a absorção da água no solo e não o escorrimento para as calçadas".

O professor explica ainda que o plano de arborização favorece diretamente a mobilidade urbana no Município. "Podemos orientar o deslocamento em calçadas, ruas, praças com o uso de vegetação, além de favorecer uma mobilidade adequada, em ruas bem arborizadas, com temperaturas amenas e em local com beleza paisagística", explica Brun.

O Secretário de Meio Ambiente, José Ewerling, lembra ainda que o planejamento da arborização urbana vai favorecer as calçadas do Município. "O Plano vai ter um resultado essencial na questão das calçadas, que algumas hoje estão comprometidas em função de raízes de árvores que acabam as destruindo".

 

 

Leia mais notícias sobre ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

    

 
Galeria de Fotos:   Ver mais
Publicado: 03 de JULHO de 2015
Prefeitura e UTFPR firmam convênio para arborização urbana em São Mateus do Sul

 
 
 
 
 
Newsletter
Cadastre-se e receba em seu e-mail nossos informativos
CADASTRAR
ENDEREÇO
Rua: Barão do Rio Branco, nº 431
CEP: 83900-000
ATENDIMENTO
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h15min às 17h15.
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia