09/09/2015
Prefeitura oferece curso gratuito para formação de cuidadores de idosos

A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus do Sul, em parceria com a 6ª Regional de Saúde de União da Vitória e o Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha (CFRH) realizam em outubro um curso gratuito completo para formação de cuidadores de idosos. As inscrições se encerram nessa sexta, 11, e as vagas são limitadas.

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e, para se inscrever, basta ir até a Secretaria Municipal de Saúde (ao lado do Ambulatório Central), levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor com comprovação da última eleição, comprovante de residência e histórico escolar do ensino fundamental (completo ou em andamento). O curso tem duração de 180h (dois meses e meio) e formará 35 cuidadores de idosos em São Mateus do Sul.

O objetivo é qualificar os participantes para o atendimento, assistência e cuidados com pessoas idosas. Apesar de ser aberto a quem se interessar, o curso tem como público alvo agentes de saúde, auxiliares e técnicos em enfermagem, além daqueles e daquelas que já exercem esse trabalho, mas que ainda não são certificados. "Muitas pessoas cuidam de seus próprios familiares em casa mesmo, e a participação nesse curso só vai qualificar o trabalho dessas pessoas", declara a enfermeira Vanessa Santos Andrade Hancz, da Secretaria Municipal de Saúde.

"Estamos tendo uma demanda crescente nesta área no município. A população idosa está cada vez maior.", explica a assessoria administrativa da Secretaria de Saúde, Mariana Pavowski Silvestre. "Por isso, é importante haver essa qualificação de profissionais que possam cuidar das pessoas que precisam desse trabalho".

Leia mais notícias sobre Saúde