17 SET 2015
ESPORTE
Prefeitura fecha o cerco contra vandalismo e crimes ambientais no Centro Esportivo

A Polícia Militar precisou ser acionada na madrugada da última terça, 15 de setembro, para atender a mais uma denúncia de pesca no lago do Centro Esportivo General João Bueno Prohmann, ao lado do Ginásio de Esportes Olívio Wolff do Amaral, o "Polacão", em São Mateus do Sul, onde a atividade é expressamente proibida.

Apesar de não ser uma prática recorrente entre os usuários do centro esportivo - onde inúmeras pessoas diariamente praticam atividades físicas e de recreação com suas famílias de maneira respeitosa -, o incidente não foi um caso isolado. Atos de vandalismo e até mesmo de crimes ambientais estão deixando equipes da prefeitura e das autoridades de segurança em constante estado de alerta. Além dos chamados para a atuação da polícia em casos de flagrante, a Secretaria Municipal de Esporte e Turismo, com sede dentro do Polacão, precisou recentemente agir para evitar que esse tipo de prática continue ocorrendo.

Em conversa com famílias que vivem próximas ao Polacão, o secretário Artur Roscoche dos Santos deu orientações, na última terça, 15, em relação aos cuidados e preservação da fauna do local. A conversa com algumas famílias precisou ser feita após registros de que cães domiciliados teriam atacado, após terem sido instigados pelos donos, as nutrias que vivem próximas ao lago, e que eventualmente circulam ao redor dele.

Roedores inofensivos, as nutrias - popularmente conhecidas como ratões do banhado -, vivem em tocas de até um metro de comprimento próximas a ambientes com água. Alimentam-se de capim, raízes e folhas aquáticas, além de grãos e pequenos peixes. Recentemente, a família de nutrias que vive no lago do Centro Esportivo aumentou. Quatro novos filhotes, agora, chamam atenção de quem realiza caminhadas no local pelas brincadeiras e acrobacias na água. Segundo o veterinário Ernesto Ronconi, da prefeitura, os animais não trazem risco algum à saúde das pessoas que estão próximas deles. Ele lembra ainda que qualquer tipo de atividade predatória contra animais silvestres é considerado crime ambiental, sujeito a multa e pelo menos seis meses de detenção.

"Pedimos a colaboração de todos para que nosso centro esportivo continue bonito e limpo", pede o Secretário Municipal de Esporte e Turismo, Artur Roscoche. "Algumas pessoas estão retirando as estacas colocadas junto às mudas de árvores plantadas no parque, e as jogando na água. Qualquer prática desse tipo deve ser denunciada e, se possível, registrada, para que possamos tomar as providências e garantir um espaço saudável para todos".