18 SET 2015
Alunos da Apae realizam plantio de árvores no centro de São Mateus do Sul

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Mateus do Sul promoveu na última sexta, 18, uma ação alusiva ao Dia da Árvore (comemorado em 21 de setembro - coincidentemente, no dia do aniversário da cidade).

Cerca de 70 alunos se dividiram em grupos para o plantio de duas espécies de árvores nos canteiros da nova calçada em frente à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, construída pela prefeitura durante este mês de setembro. A ação passou ainda pela praça N. Sra. da Conceição, que está sendo revitalizada e onde será instalado o Chimarródromo em São Mateus do Sul, e pela praça da igreja matriz.

As espécies de árvores plantadas - erva-mate e extremosa - estão inseridas no Plano Municipal de Arborização Urbana, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que acompanhou o plantio das árvores pelas equipes da Apae.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Dinéa Cristina Wiltenburg, acompanhou a ação e lembra que o plantio das árvores na praça, por parte dos estudantes, representa o que a prefeitura espera com os novos espaços revitalizados: que sejam verdadeiros espaços públicos, de lazer e aberto para a participação de todos.

Para a coordenadora da Apae, Michela Nadoly, a ação combinou conscientização sobre preservação e cuidado com o meio ambiente, e inclusão social dos alunos com deficiência intelectual e múltipla. "Dessa forma, os alunos se sentem incluídos na sociedade, em ações que ainda defendem e preservam o meio ambiente. É isso que queremos", destaca.