21/12/2015
Município debate ações intensivas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti

A Vigilância Sanitária de São Mateus do Sul se reuniu na última sexta, 18, com representantes do Conselho Municipal de Saúde, associações de moradores, entidades e representantes de outros setores da prefeitura, para levantar sugestões e discutir ações preventivas e de combate ao Aedes Aegypti.

Conhecido como o "mosquito da Dengue", o inseto recentemente vem sendo identificado também como o transmissor de vírus causadores de outras doenças graves, como a febre Chikungunya e Zika. Até abril deste ano, não havia casos de Zika registrados no Brasil.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária em São Mateus do Sul, Simone Huk Araszewski, a intenção do município é iniciar 2016 já com algumas estratégias adicionais traçadas para prevenção e combate ao mosquito.

"Estamos organizando estratégias adicionais para intensificar o combate. Estamos reunindo propostas e sugestões da comunidade para que possamos melhorar a prevenção dessas doenças em nosso município", explica.

Algumas ações já estão previstas, como a fiscalização e limpeza de áreas com acúmulo de resíduos, visitas domiciliares e em estabelecimentos comerciais, cemitérios e vistorias em imóveis fechados. Na volta às aulas, todas as escolas do município deverão receber palestras sobre prevenção e combate ao mosquito.

Brasil vai enfrentar primeiro verão com dengue, chikungunya e Zika (Agência Brasil)

Leia mais notícias sobre Saúde