12 FEV 2016
O que São Mateus do Sul está fazendo para combater o Aedes Aegypti?

A luta contra o mosquito Aedes Aegypti em São Mateus do Sul está a todo vapor. A prefeitura, em parceria com diversas entidades, associações e também de voluntários, traçou um amplo plano de ação, que vai do aspecto educativo, com a previsão de trabalhos nas escolas com a volta às aulas; até um minucioso trabalho dentro do laboratório, onde são estudadas as larvas encontradas pelas equipes nas ruas. O principal trabalho para combate ao mosquito, porém, deve vir em parceria com a população do município: a conscientização.

Atualmente, mais de 30 profissionais realizam trabalho de campo em São Mateus do Sul. Eles circulam pelos bairros do município fazendo vistorias e orientando a população sobre a gravidade da situação em todo o país. Com a urgência da situação, agentes comunitários de saúde e estagiários também foram convocados para a prestação desse importante serviço de prevenção. Semanalmente, por determinação do governo federal, o município deverá enviar dados relativos às ações.

O trabalho já cobriu boa parte da área urbana do município, incluindo a totalidade das quadras nas vilas Bom Jesus, Nepomuceno e Nova. Na Vila Americana, com o apoio da Associação de Moradores, a campanha deve 100% das quadras nos próximos dias. Na semana que vem, iniciam os trabalhos na Vila Palmeirinha e na região central.

Panfletagens e campanhas informativas também estão sendo realizadas no município, com o intuito de levar conscientização a um número maior de pessoas. No sábado, 6, quem passou próximo à Secretaria Municipal de Educação e Cultura pôde conhecer um pouco mais sobre o trabalho de prevenção contra o mosquito durante uma ação da Vigilância Sanitária em parceria com diversas entidades.

"Muita gente acha que a dengue não vai acontecer em São Mateus", conta a coordenadora da Vigilância Sanitária de São Mateus do Sul, Simone Huk Araszewski. "São Mateus é um dos poucos municípios da região que ainda não têm registro de pessoas diagnosticas com dengue e que tenham adquirido a doença na própria cidade, mas não é impossível que isso aconteça".

12/02/2016
O que São Mateus do Sul está fazendo para combater o Aedes Aegypti?