01 JUN 2017
São Mateus do Sul sedia o I Seminário Regional de Aprendizagem Profissional

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social - SEDS, através do escritório regional de União da Vitória, juntamente com a Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos - SEJU, realizou no último dia 29 de maio nas dependências do Centro da Juventude de São Mateus do Sul, o I SEMINÁRIO REGIONAL DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: "DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CENÁRIO SOCIAL".

O município foi escolhido para sediar o evento, pois, considerando sua atuação em projetos voltados à aprendizagem profissional de jovens e adolescentes, a entidade ADOLESCENTRO configura como referência na área.

O objetivo do evento foi realizar a troca de experiências, pesquisas e debates sobre os principais desafios da aprendizagem, com destaque para a palestra "Aprendizagem abordando a Lei 10.097/2000* e Decreto 5.598/2005", que tratou da legislação, ações e oportunidades de inserção de jovens no mundo do trabalho por meio da Lei de Aprendizagem.

Em fala, a Secretária Municipal de Assistência Social, Giceli Pereira, enfatizou: "Fortalecer a implantação de programas que oportunizam a inserção e permanência dos nossos jovens na rede de qualificação e ensino formal, além de ser um instrumento de enfrentamento às violências é uma importante ferramenta de inclusão social."

O evento contou ainda com a presença do Chefe do Escritório Regional da SEDS de União da Vitória, Rafael Koguta Filho e do Chefe da Secretaria Regional do Trabalho e Justiça - SEJU, Ary Passos.

* LEI DE APRENDIZAGEM - Conforme prevê a Lei de Aprendizagem (10.097/2000), empresas podem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. Durante o período de contrato, o jovem deve participar de capacitações, combinando formação teórica e prática. Caso o aprendiz não tenha concluído o ensino médio, é necessário que ele continue frequentando a escola.