04 SET 2017
CONTAS PÚBLICAS
São Mateus do Sul: Audiência Pública apresenta Plano Plurianual e Lei Orçamentária Anual

Foi realizada na tarde de quarta-feira (30 de agosto), às 14h, pelas Secretarias Municipais de Finanças e Planejamento, na Câmara de Vereadores, Audiência Pública para apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA) do exercício de 2018 e do Plano Plurianual (PPA) do município de São Mateus do Sul para o período de 2018 a 2021.

Durante o evento foram apresentadas as metas e ações para os próximos anos e o orçamento detalhado para o exercício de 2018, para a Prefeitura Municipal, Fundo Municipal de Previdência e Câmara Municipal.

A apresentação foi realizada pela Secretária Municipal de Finanças e Planejamento, Mirna Bley Bonato e pelo assessor de planejamento, Andrey Chaves Wactavski.

Durante a Audiência Pública, foi apresentado que o orçamento previsto para 2018 é de R$ 136.801.759,42, do qual R$ 109.932.259,42 é destinado para a Prefeitura Municipal e suas secretarias, R$ 23.149.500,00 para o Fundo de Previdência e R$ 3.720.000,00 para a Câmara Municipal.

A audiência pública contou com a participação da comunidade, secretários, presidente da Câmara de Vereadores, Nereu Edmundo Dal"Lago e servidores municipais.

O que é PPA e LOA?

O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo e estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos. O objetivo do plano é organizar, em programas, as ações e os projetos que resultem em bens e serviços para atender às demandas da população.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) estima as receitas e fixa despesas da Administração Municipal para o ano subsequente, observando sempre as prioridades contidas no PPA e as metas previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.