10 DEZ 2018
Reunião técnica define detalhes da implantação do SAMU em São Mateus do Sul

No dia 18 de outubro, o prefeito Luiz Adyr assinou o termo de pactuação, firmando o compromisso em integrar e fazer parte da rede de urgência e emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória.

Na quinta-feira (6), o secretário de Saúde, Marcos Alberto Diedrichs Filho, esteve na sede da 6ª Regional para mais uma reunião técnica onde foi discutido os detalhes para a implantação de duas Unidades de Suporte Avançado do SAMU em São Mateus do Sul e nos municípios integrantes da 6ª Regional. A previsão para o início das atividades é 2020. "Nesta reunião começamos a elaborar um plano de ação regional com o detalhamento técnico de cada componente da Rede. Sabemos da importância dos serviços para a população", disse.

A Rede de Urgências é pensada de forma integrada e coloca à disposição da população serviços mais próximos de sua residência. "Quando uma ambulância do programa é enviada para o atendimento, os profissionais da saúde já sabem para onde levarão o paciente. É o fim da peregrinação com a ambulância à procura de um leito, buscando onde deixar o paciente", explicou o secretário.

Dentre os componentes da rede, destacam-se: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Serviço Aeromédico (helicóptero) e o Complexo Regulador.

Segundo o prefeito Luiz Adyr, "a implantação garantirá um atendimento qualificado, em tempo oportuno e no serviço de saúde mais adequado para prestar esta assistência."

Para integrar ao SAMU na 6ª Regional, a administração municipal fará um repasse mensal por habitante para o custeio, ao Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu (Cisvali) e custear individualmente uma Unidade de Suporte Básico em São Mateus do Sul.

Participaram da reunião os secretários de Saúde de São Mateus do Sul, Marcos Alberto Diedrichs Filho, de Bituruna, Rodrigo Marcante, de Cruz Machado, Carlos Diego Train, de Genereal Carneiro, Jean Fagundes, representando a Secretaria de Saúde de União da Vitória, Fernanda L. Braciak e a Chefe Divisão Atenção e Gestão em Saúde da 6ª Regional, Angela Maria Brzezinski.