22 ABR 2019
CIDADE
Prefeito Luiz Adyr e Secretário de Indústria e Comércio se reúnem junto à presidência da Companhia Paranaense de Gás

O Prefeito Luiz Adyr e o Secretário Municipal de Indústria e Comércio de São Mateus do Sul, Eduardo Pinheiro Ferreira, estiveram na tarde desta segunda-feira (22), na sede da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), em Curitiba, reunidos com o presidente da Companhia Paranaense de Gás (COMPAGAS), Rafael Lamastra Junior, discutindo acerca de investimentos no município.

A reunião foi viabilizada pelo Secretário Eduardo, que contatou os prefeitos e o Gerente de Desenvolvimento Econômico da APD, Jean Carlos Alberini, responsável pela implantação do Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), com o objetivo de analisar as potencialidades da cidade e assim colaborar com a gestão municipal e entidades do setor na busca do desenvolvimento do município.

Participaram do encontro, Paulo Cesar Fiates Furiati e Joacir Gonsalves, Prefeito e Vice da cidade da Lapa, Carlos Eugênio Stabach, Prefeito de Contenda, o Presidente do Grupo Incepa/Rocca, Celso Cavalli e o Diretor-Presidente da COMPAGAS, Rafael Lamastra Júnior.

Luiz Adyr e Eduardo Pinheiro, já haviam se reunido com os representantes da Companhia em dezembro de 2018 pleiteando projeto de expansão do ramal de gás, que segundo os técnicos responsáveis, o custo giraria em torno de R$ 200 milhões e para que o projeto pudesse acontecer, seria necessário haver viabilidade econômica e empresas interessadas em municípios da região.

Neste momento, os prefeitos reivindicaram ao Diretor-Presidente da COMPAGAS, a viabilidade da instalação do gasoduto que possa colaborar com os referidos municípios e consequentemente com o desenvolvimento da economia regional.

Segundo Rafael Lamastra, a Companhia possui interesse sim, na viabilidade da criação de alternativas para que os municípios possam ter acesso ao gás, e que a forma mais viável para isso será a criação de centrais de distribuição nas cidades a fim de facilitar a logística com baixo custo para sua implantação. A demanda e o interesse apresentado pelos prefeitos, fomentou ainda mais a efetividade do projeto que agora exigirá das cidades interessadas prover o levantamento real das empresas que possam ser beneficiadas com o acesso ao gás e nas próximas semanas, nova reunião será agendada para que as informações técnicas sejam analisadas e discutidas.

A COMPAGAS

A Compagas, é a empresa responsável pela distribuição de gás natural no Paraná, atendendo clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial e veicular. Ao longo dos anos, focou suas ações na ampliação da rede de gás natural, realizando investimentos para execução de obras de grande porte com o objetivo de aumentar cada vez mais sua capacidade de atendimento e levar esta energia a mais regiões e municípios do Estado.

A empresa sabe do seu papel fundamental de disseminar o uso do gás natural devido aos seus inúmeros benefícios e vantagens. E, reconhece a necessidade de buscar constantemente novas alternativas de suprimento para diversificar a matriz energética do Estado.

22/04/2019