19 JUN 2019
SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus do Sul vem desenvolvendo Exames Preventivos em datas e horários diferenciados

A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus do Sul vem promovendo o atendimento intensificado, além do horário de funcionamento dos Postos de Saúde do município, visando realizar a Coleta de Preventivos e Testes Rápidos.

A ação já aconteceu no Centro de Saúde e no Posto da Vila Bom Jesus, além de acontecer no dia 29 de maio, no Posto de Saúde Prefeito Luiz Renato Amaral, na Vila Amaral e fez o atendimento de dezenas de mulheres que não conseguem ir a unidade durante o horário comercial.

O preventivo, conhecido também como exame Papanicolau, é um teste realizado em mulheres que já iniciaram a vida sexual e tem objetivo de detectar os primeiros sinais de desenvolvimento de câncer de colo de útero ou demais doenças sexualmente transmissíveis que acometem os órgãos genitais feminino, prevenindo a evolução ou complicações.

A grande maioria das lesões que evoluem para o carcinoma de colo de útero são provocados pelo HPV, um vírus que pode ser evitado pelo uso de preservativos de barreira, como a camisinha.

As próximas ações acontecem nas seguintes datas e locais. Todas as mulheres podem procurar os referidos postos e receber o atendimento ou agendar através do contato de cada unidade:

• 25/06 (terça-feira): Centro de Saúde, localizado na rua 21 de Setembro;

->Horário: Das 16h às 20h.

->Contato: (42) 3912-7074

• 27/06 (quinta-feira): Posto de Saúde Vila Americana;

->Horário: Das 16h às 20h.

->Contato: (42) 3912-7068

• 06/07 (sábado): Posto de Saúde Vila Palmeirinha

->Horário: Das 8h às 12h.

->Contato: (42) 3912-7071