CATEGORIA : Saúde
Saúde pública de São Mateus do Sul realiza entrega das primeiras próteses dentárias

16/09/2015

As primeiras próteses dentárias, oferecidas gratuitamente na rede pública de saúde de São Mateus do Sul, foram entregues na tarde dessa quarta, 16, no Centro Odontológico. O serviço teve início há pouco mais de duas semanas.

O produto final atendeu às expectativas dos primeiros pacientes. "Esse trabalho veio para melhorar a nossa vida em todos os aspectos", conta a paciente Rosa Blanski Lopes, primeira sãomateuense a receber as próteses.

Para a chefe do setor de Odontologia da prefeitura, Nicki Deves, a procura dos pacientes pelos serviços de próteses vem aumentando. "Muitos que precisavam e não usavam próteses estavam prejudicando sua alimentação e também sua auto-estima. Ter esse serviço disponível agora é um grande avanço graças à participação de todos os servidores que trabalharam para que o projeto fosse possível".

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é realizar 50 procedimentos por mês, entre colocação de próteses removíveis e unitárias, e também próteses totais. Os pacientes poderão passar por até quatro sessões durante 30 dias, para realização dos moldes, adequação e instalação das próteses. Todo o processo será conduzido e acompanhado pelos dentistas do município.

O atendimento para próteses está inserido no programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, e recebe verba do governo federal para a compra das materiais e manutenção do laboratório. O repasse para o atendimento de próteses em São Mateus do Sul já está sendo feito e será de R$90 mil por ano.

 

 

Leia mais notícias sobre Saúde