Crianças passam por exames de visão no CMEI da Vila Palmeirinha

22/10/2015

Em uma iniciativa voluntária, alunos do curso de Optometria da Universidade do Contestado (UnC) de Canoinhas realizaram exames de triagem visual para as quase 50 crianças matriculadas no período da manhã do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Zayde do Amaral Linsingen, na Vila Palmeirinha.

A atividade aconteceu nessa quarta, 21, e contou com a participação de 13 acadêmicos do último período do curso. O trabalho voluntário, que já vem sendo realizado em outras cidades, aconteceu pela primeira vez em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Mateus do Sul.

Com a triagem, os acadêmicos puderam identificar problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo nas crianças. Segundo a professora do curso que acompanhou a atividade, Suellen Cristine Haensch, os atendimentos visavam detectar alterações visuais nas crianças e ajudá-las na prevenção de possíveis problemas. "Se for identificado alguma alteração visual na criança da ordem da optometria ou alguma outra patologia, ela poderá ser encaminhada para tratamento", enfatiza.

Para a diretora do CMEI, Ísis Hainosh Nadolny, o importante trabalho voluntário dos alunos da UnC ajuda as crianças também no aspecto pedagógico, uma vez que uma visão comprometida atrapalha os estudos. "Esses exames são de suma importância, pois assim podemos diagnosticar possíveis deficiências visuais e estar solucionando o problema".

Em São Mateus do Sul, a equipe do curso de Optometria também esteve na Escola Municipal Anastácia Kimita de Paula, no Lajeado, para atender os alunos do ensino fundamental da instituição.

 

 

Leia mais notícias sobre Educação e Cultura