13 NOV 2019
EDUCAÇÃO E CULTURA
A peça:

A Prefeitura Municipal em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e IEL (Instituto Euvaldo Lodi), promoveu a peça: " A Pereira da Tia Miséria, do Núcleo Ás de Paus, da cidade de Londrina.

O Teatro aconteceu na tarde desta terça-feira (12), no Centro de Tradições Polônicas Marcelo Janowski (CEPOM) e levou dezenas de crianças da Rede Municipal de Ensino à assistir atentamente do início ao fim a peça que as chamou a atenção na riqueza de detalhes do figurino e texto.

O espetáculo criado a partir de um antigo conto popular espanhol, narra a história da Miséria personificada em uma velha senhora que vive à procura de seu filho Fome. Desde a estreia deste espetáculo, em 2010, o Núcleo Ás de Paus realizou mais de 200 apresentações em espaços públicos das cinco regiões brasileiras, compondo a programação de diversos festivais de teatro e projetos de circulação do país como o Projeto Palco Giratório – SESC em 2013, além de receber premiações significativas como os Troféus Gralha Azul – 2011 (principal premiação para as produções teatrais de grupos do Estado do Paraná), nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Ator e Melhor Figurino.

RELEASE:

A Fome personificou-se em uma criança nascida da Miséria, separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo trazendo sofrimento a todos. Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore. Em um acordo feito diante do olhar de todos, Tia Miséria liberta a Morte e pede em troca que a sua vida não seja levada. Decide, então, viver ingenuamente procurando pelo seu filho para que, somente junto dele, possa abandonar este mundo que nunca os quis.

O GRUPO:

A companhia londrinense Núcleo Ás de Paus é o resultado da união de artistas focados na construção de uma investigação teatral colaborativa, na qual os atores são também diretores e produtores de suas criações artísticas. Desde sua formação em 2008, o Ás de Paus desenvolve sua pesquisa com base no trabalho vocal por meio de canções e pela utilização de pernas de pau, máscaras e bastões – denominados prolongamentos do ator –, em busca de suas potências estéticas e poéticas no desenvolvimento de sua pesquisa em contato com o público, seja nas salas de teatro ou ao ar livre.

Espetáculo: A Pereira da Tia Miséria
Direção e Produção: Núcleo Ás de Paus
Texto: Luan Valero
Concepção e Direção Musical: Eric D’Ávila