17 AGO 2018
MEIO AMBIENTE
Ações de conscientização ambiental do Dia do Campo Limpo são realizadas na escola do Pontilhão

A Escola Municipal Rural Santo Antônio, na localidade do Pontilhão, em parceria com a Associação dos Comerciantes de Defensivos do Vale do Iguaçu (Acodevali), sediou nessa sexta-feira (17), as ações de conscientização ambiental do Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado em todo o país em 18 de agosto.

O evento reuniu estudantes e professores da rede pública de ensino de São Mateus do Sul e contou com apresentações, palestras, oficinas e debate sobre o descarte adequado de embalagens vazias de agrotóxicos, além de reciclagem e outros temas sobre preservação do meio ambiente.

Durante a abertura, na quadra da escola, os alunos realizaram uma apresentação dos imigrantes que colonizaram o município. Vestidos a caráter, os alunos deram as boas-vindas aos participantes.

O prefeito Luiz Adyr, acompanhado do secretário de Educação, Jorge Manfroni, do vereador Val Guimarães, participaram do evento e afirmaram a importância do trabalho de conscientização. "A educação ambiental é fundamental. Quando a criança aprende, ela leva a informação para a sua casa e funciona como uma rede, ela amplia esta informação aos seus familiares", disse o prefeito.

Para o gerente da Acodevali, Gilson Viero, o trabalho de conscientização ambiental com as crianças é essencial. "É importante que a gente faça esse trabalho educativo na base. As crianças, sabendo desde pequenas o destino das embalagens, vão cobrar dos pais e da sociedade esses cuidados".

DIA NACIONAL DO CAMPO LIMPO

Comemorado há mais de dez anos, o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) reúne os envolvidos no Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), entre eles o inpEV - instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material - e as comunidades do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias.

17/08/2018