Prefeitura realiza ações de prevenção e promoção a saúde da mulher

A prefeitura de São Mateus do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou sábado (17), no Centro de Saúde, um dia de prevenção e de cuidados com a saúde da mulher. A ação faz parte das atividades alusivas ao mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

O evento de prevenção foi das 8h às 12h, e realizados 97 atendimentos. Foram feitas orientações e, com o apoio dos Setores de Ginecologia, Obstetrícia e Epidemiologia. O secretário municipal de Saúde, Marcos Alberto Diedrichs, explicou que durante o período foram realizadas as coletas para o exame preventivo, exame clínico de mama e os testes rápidos, como o de HIV, sífilis, hepatites B e C, além das orientações e distribuição de preservativos. “Estamos estudando a possiblidade de realizar periodicamente, eventos como este”, disse.

Além dos atendimentos, as mulheres que passaram pelo local, receberam orientações sobre a saúde da mulher, saúde bucal e puderam realizar o agendamento de mamografias. “Contamos com uma equipe dos estagiários do curso de técnicos de enfermagem para aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações de promoção a saúde e prevenção de doenças”, explicou a enfermeira que fez parte da equipe organizadora, Vanessa Santos Andrade Hancz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *