Município retoma Proerd em parceria com a Polícia Militar

Uma das metas de governo estabelecidas pela administração municipal está prestes a ser retomada em São Mateus do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a volta do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), já tem data marcada.

O foco do programa são os estudantes do 5º ano da rede municipal de ensino, serão 26 turmas e mais de 600 alunos beneficiados com o programa e com a previsão de início no mês de maio. “ Nós já adquirimos todo o material didático que será utilizado e vamos oferecer toda a estrutura necessária, desde a alimentação, as camisetas personalizadas, bonés e os diplomas. Temos na Semec uma equipe empenhada para o desenvolvimento e o bom andamento deste projeto que já beneficiou muitas crianças em nosso município”, afirmou o secretário de Educação e Cultura, Jorge Manfroni. Em São Mateus do Sul, o programa funcionou entre os anos de 2001 a 2008 e formou aproximadamente 3.500 crianças.

De acordo com as coordenadoras do projeto, as professoras Nilva Elaine Graboski e Eliziane Chagas, capacitação e orientação das professoras que acompanharão os policiais militares durante a realização dos 10 encontros até o final do ciclo já está programada e, para garantir a continuidade do projeto, o orçamento investido já está previsto para os próximos quatro anos.

Durante os encontros, serão realizadas atividades, cujo objetivos são os de desenvolver habilidades de autoconhecimento e autocontrole emocional, tomada de decisão responsável e compreensão do outro, de comunicação eficaz, de relacionamento interpessoal saudável, lidar com desafios e responsabilidades e cidadania.

“O Proerd vem para somar esforços da administração municipal, da Secretaria de Segurança do Estado e da Polícia Militar que prontamente nos ajudou. Temos a certeza de que eles saberão, com maestria, reforçar e repassar alguns valores que estas crianças levarão para a sua vida”, disse o prefeito municipal, Luiz Adyr.

 

O Proerd

É um programa de caráter social e preventivo posto em prática por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. Uma ação conjunta de professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido reforçar valores de cidadania, de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, a resistirem a elas.

 

Siga a Prefeitura nas Redes Sociais!
    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *