A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Administração de São Mateus do Sul emite Nota Oficial de Esclarecimento acerca da operação da Balsa do Rio Potinga:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

            Em função das fortes chuvas ocorridas nos últimos dias em nossa região, o nível dos rios existentes em nosso município têm subido rapidamente, dentre eles o Rio Potinga, em que há a operação da balsa Porto Potinga. Todas as vezes em que o nível deste rio ultrapassa a marca de 5,50 m (cinco metros e meio) – atingida em 31/05/2019 – a força de arrasto provocada pela correnteza faz com que os operadores tenham que aplicar um esforço físico excessivo para movimentar a balsa, uma vez que a mesma não possui motores, sendo tracionada manualmente.

Por sua vez, quando o nível do rio atinge a marca de 6,00 m (seis metros) as condições tornam tecnicamente inviável a operação da balsa, pois a força de arrasto aumenta consideravelmente, gerando elevado tensionamento dos cabos de sustentação e fazendo com que o sistema de polias condutoras fique submerso.

Por estes motivos, quando o nível do Rio Potinga ultrapassa a marca de 5,50 (cinco metros e meio), com o objetivo de manter a integridade física dos operadores e as condições de segurança para os usuários, torna-se necessária a interrupção da operação da balsa até que as águas baixem a um nível seguro.

Por fim, comunicamos que estamos frequentemente monitorando o nível do Rio Potinga com o intuito de reestabelecer, prontamente, a operação da balsa e o atendimento à população logo que hajam condições técnicas e de segurança para tal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *